sexta-feira, 1 de março de 2013

DATAS COMEMORATIVAS DO MES DE MARÇO



         
Não vamos nos prender aqui a todas as datas comemorativas do mês de março. Vamos destacar uma que é o nosso tema: “Dia Internacional da Mulher.” Não significa desprezo às outras comemorações, mas ressaltar esta data dado o seu significado e importância histórica.
            Não vamos aqui discursar sobre a origem exata e onde surgiu a comemoração do dia da mulher. Mesmo com alguns autores fazendo questão, com razão de ressaltar: “manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial.”
            Hoje os trabalhadores tanto homens como mulheres tem uma carga horario de trabalho estabelecido por lei. Com outros direitos e garantias como férias, descanso semanal, fundo de garantia. No entanto, quando surgiu a sociedade industrial ( operários e operárias ) as coisas não eram assim e hoje muitos desses direitos estão assegurados graças a luta pelas condições de vida e trabalho Em relação a mulher na sociedade e no mundo do trabalho algumas garantias e direitos estão assegurados hoje..
            Retomando a origem do 08 de março, gostaríamos de nos prender ao acontecimento que a maioria tem como referência ao surgimento do dia Internacional da mulher. Vejamos:
            Nos Estados Unidos ,no dia 08 de março de 1857, na cidade de Nova Iorque, um episódio triste que retrata a desumanidade de um passado recente, não significando que esta desumanização tenha acabado, mesmo não acontecendo no mesmo nível de outrora. Operárias de uma fábrica de tecido fizeram uma greve. Não vamos esquecer que no período da ditadura militar no Brasil, um passado recente de nossa história a greve e outras manifestações eram proibidas. Na greve as operárias ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho. Reivindicavam redução da carga de horário de trabalho. Você deve estar acostumado no Brasil a ver a maioria das pessoas trabalharem uma média de 8 horas diária. As operárias queriam uma redução da carga. Trabalhavam até 16h horas diariamente. Executavam o mesmo trabalho dos homens e ganhavam um terço só do salário dos homens. Reivindicavam equiparação salarial. E tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.  A resposta as manifestações e reivindicações não vieram via diálogo, entendimento e sim de modo violento e cruel. “A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.”
            Passado algum tempo em 1910 na Dinamarca, durante uma conferência ficou estabelecido que o dia 08 de março passaria a ser considerado o dia Internacional da mulher  em homenagem as mulheres operárias que morreram no episódio do massacre na fábrica de tecido em 1857.
            Em 1975 a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
            No Brasil mesmo depois de algumas conquistas femininas , a mulher que hoje atingiu o poder , vide nossa presidenta da República , Dilma Rouseff, lembrando que a mulher só consegui o direito de votar no dia 24 de fevereiro de 1932, há muito ainda a ser alcançado.
            Se temos uma lei Maria da Penha para coibir e punir agressões e violências contra a mulher, no âmbito doméstico e familiar é sinal que infelizmente estamos bem desumanos em nosso pais em pleno século XXI.
            Comemorar o dia Internacional da mulher deveria ser um dia de consciência, memória das companheiras que morreram na luta, dia revitalização e retomada da caminhada rumo a uma sociedade mais humana que ainda discrimina e precisa se transformar. Infelizmente o dia Internacional em muitos casos fica em homenagens as mulheres desvinculadas do seu sentido originário.
            Parabéns a todas aquelas que hoje buscam perseverar com autenticidade a busca incansável de fazer valer os seus direitos dentro da sociedade.
 Pe. Emanuel Cordeiro Costa e Ana Maria de Sena.
29/02/2013


01 – Dia Mundial de Oração da Mulher
01 – Dia do Turismo Ecológico

02 – Dia Nacional do Turismo
03 – Dia do Meteorologista

05 – Dia do Filatelista Brasileiro
05 – Dia Nacional da Música Clássica
07 – Dia do Fuzileiros Navais
08 – Dia Internacional da Mulher 
10 – Dia do Telefone
10 – Dia do Sogro

10 – Dia Mundial do Combate ao Sedentarismo e Dia do Visagista
12 – Aniversário
  do aniversário de Recife (469 anos) e Olinda (471 anos)
12 – Dia do Bibliotecário
14 – Dia do Vendedor de Livros
14 – Dia Nacional da Poesia
14 – Dia Mundial da luta contra as Barragens e em defesa dos Rios, da Água e da vida
15 – Dia Mundial do Direito do Consumidor
17 – Dia de aniversário de Aracajú
19 – Dia de São José – Igreja Católica
19 – Dia Nacional do Artesão, Dia do Consertador e do Carpinteiro
20 – Início do outono 
20 – Dia do contador de Histórias
21 – Dia Universal do Teatro
21 – Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
 
21 – Dia internacional da
 
Síndrome de Down
21 – Dia Florestal Mundial
22 – Dia Mundial da Água
23 – Dia Mundial da Meteorologia
23 – Dia do aniversário de Florianópolis
24 – Dia Mundial do Combate à Tuberculose
24 – Domingos de Ramos e da Paixão - Igreja Católica
26 – Dia do Cacau
26 – Dia do Mercosul
26 – Dia do aniversário de Porto Alegre
27 – Dia do Circo
27 – Dia Mundial do Teatro
28 – Dia do Revisor e do Diagramador
28 – Ceia do Senhor – Lava Pés – Instituição da eucaristia e do Sacerdócio – Igreja Católica
29 – Aniversário de Curitiba
29 – Sexta-Feira – Paixão do Senhor – Igreja Católica
30 – Sábado Santo – Vigília Pascal - Igreja Católica
31 – Dia da Integração Nacional
31 – Dia da Saúde e Nutrição 
31 – Aniversário do Golpe Militar – 1964
31 – Ressurreição do Senhor – Domingo de Páscoa - Igreja Católica





Nenhum comentário:

Postar um comentário