Bom dia profesores....
segue abaixo diversas sugestões de como trabalhar
com crachás com a sua turminha, você terá diversas atividades com crachás:
Sugestões de atividades com crachás (nomes)
- Espalhar
os crachás no meio da sala e pedir para que os alunos procurem qual é o
seu;
- Misturar
os crachás no chão, para que separem os nomes dos meninos dos nomes das
meninas;
- Separar
os crachás cujos nomes comecem com a mesma letra;
- Separar
os crachás que terminem com a mesma letra;
- Usar
os crachás para fazer a chamada diária;
- Separar
os crachás cujos nomes tenham o mesmo número de letras;
- Colocar
os nomes em ordem alfabética;
- Contar
a quantidade de vogais e consoantes do nome;
- Observar
se há repetição de letras;
- Escrever
novas palavras com as letras do nome;
- Trabalhar
com alfabeto móvel, para que cada aluno monte o seu nome e dos colegas;
- À
partir do nome escrito numa folha de papel:
- 1 –
pedir para que a criança ilustre cada letra;
- 2 –
dobre a folha ao meio e recorte acompanhando o contorno das letras… que
bicho será que vai dar???
- 3 –
Inventar uma historinha do bicho que deu no recorte do nome… Montar um
mural com os desenhos formados… e com o nome escrito pela criança!!!
O TRABALHO COM O NOME PROPICIA…
- Trabalho
com nome propicia ao aluno:
- 1 –
Diferenciar letras e desenhos;
- 2 –
Diferenciar letras e números;
- 3 –
Diferenciar letras, umas das outras;
- 4 –
Refletir sobre a quantidade de letras usadas para escrever cada nome;
- 5 –
Refletir sobre a função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos,
identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de
memória da escrita) etc;
- 6 –
Sistematizar a orientação da escrita: da esquerda para a direita;
- 7 –
Entender que se escreve para resolver alguns problemas práticos;
- 8 –
Conhecer o nome das letras;
- 9 –
Ter contato com amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade
de nomes numa mesma sala);
- 10 –
Desenvolver as habilidades grafo-motoras;
- 11 –
Contato com fonte de consulta para escrever outras palavras.
- 12 –
O desenvolvimento das atividades seguintes deve orientar-se no sentido de
despertar na criança a curiosidade e o desejo de conhecer o significado da
palavra escrita e a compreensão do seu uso social.
ATIVIDADES PARA O TRABALHO COM O NOME
ATIVIDADES COM O NOME
- Achar
o seu crachá que estará embaralhado no meio da roda e colocar no quadro de
pregas de letras de acordo com a inicial do nome, os crachás restantes
deverão ser contados, pois são os alunos ausentes.
- Batata
– Quente, onde todos em roda ouvem uma música, enquanto vai passando um
objeto qualquer, ao parar a música quem estiver com o objeto deverá dizer
o seu nome, pegar o seu crachá no meio da roda, identificando-o dentre os
demais e guardá-lo no quadro de pregas, na respectiva inicial;
- Todos
em roda, em pé, recebem um crachá qualquer, ao sinal da professora cada um
deverá ir em busca de quem está com o seu crachá, ao encontrar troque de
crachá e coloque-o no quadro de pregas;
- Escolher
no meio da roda um crachá de um amigo e entregá-lo ao seu dono que deverá
guardá-lo no quadro de pregas.
- Cada
um ao chegar, deverá localizar o seu crachá na mesa, escrever seu nome na
lousa e guardar o crachá no quadro de pregas, contaremos quantas crianças
vieram e quantas faltaram
- Cada
um deverá pegar o seu crachá que estará no meio da roda, então cada um
contará a quantidade de letras que tem o seu nome e deverá encontrar
amigos que tem a mesma quantidade de letras, os crachás serão guardados na
ordem crescente da quantidade de letras, isto é, do nome menor para o
maior;
- Cada
um pega o seu crachá no quadro de pregas e andam aleatoriamente pela sala.
Ao sinal da professora, deverão fazer uma cobra colocando os crachás em
ordem alfabética observando a letra inicial, falar onde mais usamos esta
ordem (agenda telefônica, dicionário, lista da escola, etc.);
- Utilizar
crachás para fazer uma lista fixa de nomes, dentro da sala, em ordem
alfabética, onde cada um colará o seu nome;
- Bingo
– utilizar o crachá para brincar bingo, de forma que cada aluno recebe uma
tira quadriculada de papel de acordo com a quantidade de letras que diz
ter o seu nome, registra o mesmo com uma letra em cada quadrado. Na hora
do bingo ao ser sorteada sua letra, este quadrado deverá ser pintado;
- Bingo
com cartelas contendo mais de um nome;
- Brincar
de forca com os nomes, de forma que a criança que descobrir qual é o nome
da forca, pega o crachá e entrega-o ao dono, se ninguém descobrir, o
próprio dono pega e guarda o crachá no quadro de pregas;
- Brincar
de Amigo Secreto, onde cada um faz um desenho ou uma modelagem de massinha
e sorteia um crachá com o nome de quem ganhará o seu presente;
- Que
nome é esse? É uma brincadeira onde a professora ou um aluno diz: “Te dou
um C, te dou um A, te dou um I, te dou um O, o que formou?” A turma deverá
responder: CAIO. Este rapidamente pega seu crachá e guarda no bolsão de
letras, podendo ser o próximo a cantar as letras do próximo nome;
- Utilizar
os crachás para sorteios de ajudantes, etc.;
- As
crianças receberão as letras do seu nome e deverão juntá-las como um
quebra-cabeça montando assim os seus nomes;
- Adivinhe
o nome é uma brincadeira desafiadora em que o professor pronuncia os nomes
das crianças com as sílabas ou letras trocadas e o grupo deverá descobrir
de quem é o nome. Ex.: LARCOS = CARLOS;
- Descobrir
a letra que está faltando no nome que a professora ou outro aluno
escreverá na lousa, ao descobrirem o dono do nome identifica e guarda o
seu crachá que estará em uma mesa junto aos demais crachás;
- Com
a música: A Canoa virou… , em roda ao falarem o nome da criança esta
deverá pegar o seu crachá no centro da roda e colocá-lo no bolsão de
letras;
- Todos
os dias ao fazer a data e a rotina do dia a professora escreve bom dia
para uma criança e todos poderão abraçá-la, esta escolha pode ser por
ordem alfabética, sorteio, música, aniversariantes, etc.;
- Chamada
na roda, através de um círculo, onde uma criança fica no meio da roda com
uma bola ou outro objeto, esta deverá dizer o seu nome e jogar a bola para
outra criança que trocará de lugar com ela e repetirá o procedimento;
- Agarre
o par é uma brincadeira em que todos deverão estar em pares. A professora
estará segurando um objeto e contará até três, então todos mudam de par e
ela passa o objeto para alguém dizendo o seu nome e procura um par também.
Quem ficou com o objeto será o próximo a contar e procurar um par durante
a troca passando novamente o objeto, e assim sucessivamente;
- Ao
chegar cada criança deverá localizar seu nome na lousa e apagá-lo, os que
sobrarem serão os ausentes;
- Arremessando
a bola para o alto no meio da roda uma criança deverá dizer o nome de um
dos colegas, este tentará pegar a bola, se conseguir repete o
procedimento, se não conseguir a mesma criança que iniciou escolhe outro
colega;
- Brincar
de rimar outras palavras com os nomes das crianças e registrá-las na
presença delas. M- Montar uma poesia com as rimas encontradas, digitar e
entregar uma para cada criança, para que seja lida no coletivo, depois
cada um encontra seu nome e circula. Poderão recitar para as demais turmas
e dar de presente para outras pessoas com seus autógrafos;
- Descobrir
juntos todas as versões da música: “A Barata diz que tem…”, então
reescrevê-la, com o auxílio das crianças, trocando o nome barata pelos
seus nomes, e posteriormente, trocar as outras palavras também. Digitar e
entregar uma para cada criança, para que seja lida no coletivo, depois
cada um encontra seu nome e circula. Poderão cantar ou recitar para as
demais turmas e dar de presente para as outras pessoas com seus
autógrafos.
- Solicitar
uma foto e uma pesquisa sobre a história do nome de cada um e lê-la na
roda. Digitar estas pesquisas e fazer fichas que deverão ficar no cantinho
da leitura com a foto colada, para que manuseiem e leiam quando quiserem.
- Fazer
um desenho de interferência com cada letra do nome começando da inicial,
para a montagem de um livrinho;
- Montar
um painel com as fotos de todos os alunos inclusive da professora com seus
respectivos nomes.
- Montar
um álbum sanfonado com a história do nome, características físicas e
pessoais, fotos próprias e de familiares, este poderá ser um produto final
de encerramento de projeto referente ao trabalho com a identidade.
- Ditado:
Entregue uma lista com todos os nomes dos alunos. Dite um nome da lista.
Cada aluno deverá encontrá-lo na sua lista. Em seguida, peça a um aluno
que escreva aquele nome na lousa, os demais devem conferir se circularam o
nome certo. Para que essa atividade seja possível a todos é importante
fornecer algumas ajudas. Diga a quantidade de letras, a letra inicial e
final, por exemplo
- Entregue
uma lista dos nomes dos alunos da sala. Peça que as crianças digam os
nomes dos alunos ausentes e que circulem esses nomes. Siga as mesmas
orientações da atividade anterior, no tocante às ajudas necessárias para a
realização da tarefa.
- Entregue
uma lista com os nomes dos alunos. Peça para que recortem os nomes e
depois que separarem em duas colunas: nomes das meninas e nomes dos
meninos.
- Entregue
uma lista com os nomes dos alunos. Peça para que recortem os nomes e que
coloquem em ordem alfabética.
- Pesquisa
sobre a origem do nome (pesquisa com os familiares);
- Análise
da certidão de nascimento da criança (trabalho com documento)
- Montagem
de uma árvore genealógica da família.
- Análise
de fotos antigas e atuais da criança.
- Montagem
de uma linha do tempo do aluno a partir das fotos trazidas.
- Letras
do alfabeto: letras do alfabeto pintadas e recortadas em cartolina,
isopor, EVA ou outro material. Divida a classe em grupo, sorteie algumas letras
para cada grupo que deverá falar o maior número possível de palavras que
comecem com aquela letra. O professor escreve todas elas em um cartaz e
fixa na parede para que possam consultar quando necessário já que fazem
parte do vocabulário ativo da classe.
- Alfabeto
ilustrado: sortear uma letra para cada aluno e pedir que desenhem ou colem
uma figura cujo nome comece com aquela letra. Esse material deverá ficar a
disposição dos alunos durante o ano
- Pedir
para que tragam um objeto de casa. Na classe, o grupo classifica segundo a
letra inicial. É feito uma lista com as palavras. Algumas palavras poderão
ser copiadas no caderno.
- Listagem:
elaborar com os alunos várias listas: roupas, compras de supermercado,
animais, produtos de higiene, meios de transporte, nomes de cidade, etc.
Reconstruir na lousa algumas palavras perguntado aos alunos quais letras
devem ser usadas. As listas ficam a disposição dos alunos para futuras
consultas.
- O
professor faz um quadriculado numa cartolina ou sulfite escrevendo uma letra
em cada quadrado. O aluno desenhará ou colará uma figura que inicie com
aquelas letras ou que tenham aquelas letras no nome (destacando-a na
palavra).
- Quebra
cabeça – o professor faz um quebra cabeça com as letras do nome do aluno.
Mais tarde poderá fazer com outras palavras;
- Caixa
surpresa – o professor, ao final da aula entrega uma caixa a um aluno
pedindo a ele que traga um objeto qualquer, de sua casa para a aula do dia
seguinte. Na próxima aula ele dará dicas aos colegas que tentarão
adivinhar qual o objeto que está na caixa.
- Chamar
o aluno entregando seu cartão;
- Chamar
o aluno pelo nome e mostrar o cartão para a classe;
- Mostrar
o cartão sem falar o nome esperando que o dono ou algum colega o
reconheça;
- Mostrar
o cartão sem ler, mas dando uma característica do dono. Os alunos devem
identificar quem é.
- Embaralhar
os cartões, entregar um para cada aluno e pedir que cada um procure o seu;
- Embaralhar
os cartões, entregar um para cada aluno que deverá entregar ao dono;
- Dispor
os cartões sobre uma mesa e pedir que cada um pegue o seu;
- Separar
os cartões por fileira. Colocar o monte de cartões referentes a cada fila
na primeira carteira. O aluno deverá pegar seu cartão passando os demais
para trás até que todos peguem o seu;
- Deixar
os cartões sobre uma mesa e pedir que, um por um, pegue um cartão que não
seja o seu e entregue ao dono;
- Dividir
a classe em grupos e pedir que cada um pegue seu cartão. Vence o grupo
onde todos pegaram seus cartões mais rapidamente;
- Entregar
os cartões e disponibilizar letras recortadas pedindo que cubram as letras
de seu cartão com essas letras móveis;
TROMBA DO ELEFANTE
O professor prende no quadro, com fita adesiva, o
desenho de um elefante, sem a tromba. Então, o professor escolhe um aluno para
iniciar a brincadeira.
Chegando a frente, coloca-lhe uma venda nos olhos e
entrega-lhe o desenho da tromba do elefante, com fita adesiva no verso, pedindo
a esse aluno que tente colocar a tromba no lugar certo.
Ao sinal de início, o aluno, com os olhos vendados,
dirige-se ao quadro para tentar colocar a tromba no elefante. A brincadeira
continua, com cada aluno tentando colocar a tromba no lugar certo.
Será vitorioso, o aluno que conseguir pregar a
tromba no lugar, ou mais próximo dele.
BAMBOLÊ
Em um espaço amplo, distribuir bambolês às crianças
para que possam experimentar diferentes maneiras de girá-los pelo corpo sem
derrubá-los.
EMPINAR PIPAS
Este é um brinquedo originário da China,
confeccionado com papel de seda colorido. As crianças poderão confeccionar suas
pipas na escola ou trazê-las já prontas.
Empiná-las em um ambiente amplo e sem fios de alta
tensão ou árvores por perto, realizando movimentos de puxar ou soltar a linha,
conforme a intensidade do vento.
CINCO MARIAS
O jogador terá cinco saquinhos pequenos feitos de
pano e cheios de areia. Ele deverá pegar quatro saquinhos e jogá-los no chão
ficando com apenas um na mão. Este que estará em sua mão, deverá ser jogado
para cima e, enquanto estiver no ar, deverá pegar rapidamente um daqueles que
está no chão. Na próxima jogada, a criança deverá jogar um saquinho para cima e
tentar pegar dois do chão de uma só vez, continua assim até o último saquinho.
ROUBA MALHA
A
professora divide os alunos em grupos e marca na mão de cada criança do grupo
uma cor. Após isso, divide os alunos em duas equipes que estarão posicionadas
uma de cada lado. Entre as duas equipes estará, no chão, um paninho (a malha).
Ao ouvirem o comando do professor, que falará o nome de uma cor, as crianças
que estiver com a cor falada pelo professor marcada em suas mãos correm para
tentar “roubar” a malha. Ganha a equipe que pegar mais vezes a malha do chão.
ACORDA URSO
Uma
criança do grupo é escolhida para ser o “urso” que estará dormindo dentro de um
grande círculo desenhado no chão. As outras crianças deverão se aproximar do
urso bem devagarzinho e gritar: Acorda urso!!!Quando estiverem em sua frente.
Nesse momento, o urso levanta-se e corre atrás das outras crianças. Quem for
pego, também vira urso.
GATO E RATO
Forma-se
um círculo no qual todos ficam em pé, com as pernas abertas. Uma criança ficará
do lado de fora e será o gato, outra ficará dentro da roda e será o rato. O
gato tenta entrar na roda e as crianças vão fechando as pernas para impedi-lo
de entrar. Quando ela conseguir entrar, o rato foge. Os dois devem ficar
passando por entre as pernas dos colegas. Quando o rato for pego, os dois devem
ser substituídos.
CORRE COTIA
Com as
crianças sentadas em roda, escolhe-se uma para que inicie a brincadeira. Esta
deve correr com um lencinho nas mãos em volta do grupo, que deve ficar de olhos
fechados, cantando a música. Ao final, enquanto as crianças sentadas em roda
estão com os olhos fechados, a que carrega o lencinho escolhe uma e deixa atrás
dela o lencinho. A que recebe o lencinho, levanta-se e corre atrás de quem o
deixou, que deve sentar no lugar da criança escolhida. Ao sentar, a brincadeira
se reinicia.
DANÇA do jornal
Dois pra lá, dois pra cá… A meninada dança cuidando
para não rasgar o jornal
IDADE A partir de 5 anos.
O QUE DESENVOLVE Socialização, expressão corporal e percepção de
espaço.
MATERIAL Jornal, aparelho de som, CDs ou fitas cassete com
músicas de diferentes ritmos.
ORGANIZAÇÃO Em duplas.
COMO BRINCAR Afaste as cadeiras e mesas e distribua as folhas de
jornal pelo chão. Cada dupla
fica em cima de uma folha. Coloque a música e as
crianças começam a dançar. Não vale sair
de cima do papel nem rasgá-lo. Se isso acontecer, o
par sai da brincadeira. Vence quem cumprir
o objetivo. Se algumas crianças não toparem dançar
por timidez, convide-as para serem juízes
com você e observar se os colegas não infringem as
regras. Uma maneira de incrementar
a atividade é variar os ritmos musicais tocando
músicas mais lentas e outras mais agitadas.
FORMANDO GRUPOS
Um detalhe vai determinar quem faz parte da equipe
IDADE A partir de 6 anos.
O QUE DESENVOLVE Agilidade
de movimentos, atenção,
concentração e socialização.
ORGANIZAÇÃO Livre.
COMO BRINCAR Os alunos devem formar grupos de acordo com uma
regra que você estabelece. Você diz:
“Atenção, quero um grupo com todos que estão de
bermuda” ou “Uma equipe com quem tem cabelo curto e
outra com quem tem cabelo comprido”. E as crianças
correm para se reunir. A atividade pode ser incrementada se cada grupo receber
uma tarefa. Por exemplo: “Os que estão de camiseta branca devem colocar sobre a
minha mesa uma agenda de telefones”.
Essa brincadeira também pode ser feita para
determinar a formação de grupos para trabalhos escolares. A atividade dura enquanto
a turma tiver interesse.
URSINHO
O que a criança fizer com o bichinho de pelúcia
terá de fazer com o colega
IDADE A partir de 5 anos.
O QUE DESENVOLVE Socialização e afeto.
MATERIAL Um ursinho de pelúcia.
ORGANIZAÇÃO Professor e alunos ficam em pé, em círculo.
COMO BRINCAR O ursinho passa de mão em mão. Cada criança deve
fazer alguma coisa com ele. Por exemplo: beijar, abraçar, fazer cócegas. Não
vale repetir nem agredir. Assim que todos terminarem, explique que cada um terá
de fazer o que fez com o ursinho com o colega da direita. Se um aluno jogou o
ursinho para cima, apenas simula fazer o mesmo com o amigo. Pode ser
incrementada se cada grupo receber uma tarefa. Por exemplo: “Os que estão de
camiseta branca devem colocar sobre a minha mesa uma agenda de telefones”.
Essa brincadeira também pode ser feita para
determinar a formação de grupos para trabalhos escolares. A atividade dura
enquanto a turma tiver interesse.
CORRIDA
As crianças se enrolam num longo fio. Quando todas
estiverem unidas, é hora de desenrolar
IDADE A partir de 6 anos.
O QUE DESENVOLVE Agilidade de movimentos, atenção, concentração e
espírito de equipe.
MATERIAL Rolos de barbante.
ORGANIZAÇÃO Todos sentados em suas carteiras arrumadas em
fileiras. O ideal é ter o
mesmo número de participantes em cada fila.
COMO BRINCAR O primeiro de cada fileira recebe um rolo de
barbante. Quando você der o
sinal, ele se levanta, enrola o cordão duas vezes
em volta da cintura, entrega o rolo ao colega
de trás e se senta. O segundo pega o carretel, se
levanta e faz o mesmo. Assim que o último
termina de se enrolar, inicia o movimento
contrário: desenrola o cordão da cintura, enrola a
linha no rolo e passa para o colega da frente. A
brincadeira segue até que todos estejam
desenrolados. Vence a equipe que colocar primeiro o
rolo arrumado sobre a sua mesa.
O QUE DESENVOLVE Cooperação e percepção visual.
MATERIAL Objetos da sala de aula.
ORGANIZAÇÃO As crianças ficam todas no centro da sala.
COMO BRINCAR Afaste mesas e cadeiras e delimite um quadrado ou
um círculo no meio da
sala, onde as crianças devem ficar. Distribua
aleatoriamente em cada canto pastas, papéis,
mapas, livros e outros materiais utilizados no
dia-a-dia. Escolha uma letra do alfabeto e peça
para a turma procurar coisas cujo nome inicie com
essa letra e trazer para você. Vence o canto
que tiver a maior quantidade de objetos pedidos. É
importante que você saiba em qual canto
cada objeto estava colocado, pois só assim será
possível determinar o vencedor. Depois de
algumas rodadas, peça aos alunos para saírem e
redistribua os materiais pelos cantos. Quando
eles voltarem, levarão mais tempo para encontrar o
que você pediu. Se o grupo for grande,
forme equipes. No final da brincadeira, peça ajuda
à turma para arrumar a sala.
CORRIDA DO BARBANTE
As crianças se enrolam num longo fio. Quando todas
estiverem unidas, é hora de desenrolar
IDADE A partir de 6 anos.
O QUE DESENVOLVE Agilidade de movimentos, atenção, concentração e
espírito de equipe.
MATERIAL Rolos de barbante.
ORGANIZAÇÃO Todos sentados em suas carteiras arrumadas em
fileiras. O ideal é ter o
mesmo número de participantes em cada fila.
COMO BRINCAR O primeiro de cada fileira recebe um rolo de
barbante. Quando você der o
sinal, ele se levanta, enrola o cordão duas vezes
em volta da cintura, entrega o rolo ao colega
de trás e se senta. O segundo pega o carretel, se
levanta e faz o mesmo. Assim que o último
termina de se enrolar, inicia o movimento
contrário: desenrola o cordão da cintura, enrola a
linha no rolo e passa para o colega da frente. A
brincadeira segue até que todos estejam
desenrolados. Vence a equipe que colocar primeiro o
rolo arrumado sobre a sua mesa.
CANTO VENCEDOR
Quem ganha é um dos cantos da classe, em que estão
reunidos vários objetos
IDADE A partir de 6 anos.
O QUE DESENVOLVE Cooperação e percepção visual.
MATERIAL Objetos da sala de aula.
ORGANIZAÇÃO As crianças ficam todas no centro da sala.
COMO BRINCAR Afaste mesas e cadeiras e delimite um quadrado ou
um círculo no meio da
sala, onde as crianças devem ficar. Distribua
aleatoriamente em cada canto pastas, papéis,
mapas, livros e outros materiais utilizados no
dia-a-dia. Escolha uma letra do alfabeto e peça
para a turma procurar coisas cujo nome inicie com
essa letra e trazer para você. Vence o canto
que tiver a maior quantidade de objetos pedidos. É
importante que você saiba em qual canto
cada objeto estava colocado, pois só assim será
possível determinar o vencedor. Depois de
algumas rodadas, peça aos alunos para saírem e
redistribua os materiais pelos cantos. Quando eles voltarem, levarão mais tempo
para encontrar o que você pediu. Se o grupo for grande, forme equipes. No final
da brincadeira, peça ajuda à turma para arrumar a sala.
MÚSICA EM LETRA
O texto não tem sentido. Nem precisa! O que importa
aqui é criar uma coreografia bem animada
IDADE A partir de 7 anos.
O QUE DESENVOLVE Percepção auditiva, criatividade, coordenação
motora e socialização.
MATERIAL Papel e caneta ou lápis.
ORGANIZAÇÃO A turma se divide em grupos.
COMO BRINCAR Peça aos alunos para criarem uma seqüência de
movimentos baseada no texto
abaixo. Depois, eles podem inventar uma melodia.
MIS CLOF DARA DARA TIRO LIRO / CLI CLE CLOF DARA
DARA TIRO LÁ / É TCHUNG, É TCHUNG,É TCHUNG / BIRI BIRI SENG CATAFARIUNG / É
TCHUNG É TCHUNG É TCHUNG / BIRI BIRI SENG
SE EU FOSSE…
Aqui os alunos soltam a imaginação dizendo o que
gostariam de ser
IDADE A partir de 7 anos.
O QUE DESENVOLVE Identidade.
MATERIAL Perguntas escritas em um papel e lápis ou caneta.
ORGANIZAÇÃO As crianças ficam em duplas.
COMO BRINCAR Uma das crianças de cada dupla inicia fazendo
perguntas ao colega.
Se você fosse uma fruta, seria… Se você fosse um
filme, uma música, um brinquedo, um lugar,
uma roupa, uma palavra… Ela anota as respostas e
pergunta o porquê. Depois, quem fez a
entrevista responde às questões do colega.
Terminada essa etapa, a turma forma uma roda e
conta aos demais o que descobriu sobre o amigo. A
brincadeira termina quando todos falarem.
TELEFONE SEM FIO
Idade: a partir de 5 anos
Participantes: 5 ou mais
Regra:
Organizar os jogadores sentados um ao lado do outro em fila.
O primeiro jogador diz uma frase/mensagem no ouvido do colega seguinte. Cada participante após receber a mensagem fala o mais baixo possível no ouvido do colega seguinte até que o ultimo falará em voz alta o que recebeu. A mensagem muitas vezes chega completamente diferente!!!
Organizar os jogadores sentados um ao lado do outro em fila.
O primeiro jogador diz uma frase/mensagem no ouvido do colega seguinte. Cada participante após receber a mensagem fala o mais baixo possível no ouvido do colega seguinte até que o ultimo falará em voz alta o que recebeu. A mensagem muitas vezes chega completamente diferente!!!
FUI A FEIRA
Idade: a partir de 5 anos
Participantes: 2 ou mais
Regra:
Um jogador diz em voz alta: Fui a feira e comprei.. por exemplo ”maçã”. O jogador seguinte repete a frase do primeiro acrescentando outra mercadoria comprada por exemplo:” batata”, o terceiro jogador repete as mercadorias que os jogadores anteriores disseram e acrescenta mais uma, ganha quem não repetir mercadoria e lembrar todas que foram faladas.
Participantes: 2 ou mais
Regra:
Um jogador diz em voz alta: Fui a feira e comprei.. por exemplo ”maçã”. O jogador seguinte repete a frase do primeiro acrescentando outra mercadoria comprada por exemplo:” batata”, o terceiro jogador repete as mercadorias que os jogadores anteriores disseram e acrescenta mais uma, ganha quem não repetir mercadoria e lembrar todas que foram faladas.
BOCA DE FORNO
Primeiro uma pessoa é eleita como “o senhor” , esta
pessoa irá dar as ordens na brincadeira ,os demais participantes terão apenas
que cumprir suas ordens. A ordem consiste em achar um determinado objeto, caso
a criança não consiga encontrar e trazer o objeto pedido ela é obrigada a pagar
uma prenda que pode ser cantar ou dançar uma musica, imitar um bicho ou
qualquer outra coisa.
Senhor:
|
- Boca de Forno
|
Crianças:
|
- Forno!
|
Senhor:
|
- Faz o que eu mandar?
|
Crianças:
|
- Faço
|
Senhor:
|
- Se não fizer?
|
Crianças:
|
- Toma bolo.
|
Então o Senhor manda que as crianças peguem um
objeto.
DE HAVANA VEIO UM BARCO
Um jogador diz em voz alta: “De Havana veio um
barco carregado de…” e acrescenta o nome de um produto que pode ser
transportado por barco. Exemplo: laranja.
O jogador seguinte deve dizer o nome de outra mercadoria que comece com a mesma letra que a primeira, por exemplo: “De Havana veio um barco carregado de lápis”.
Quando um jogador não conseguir lembrar de algum produto que não foi falado será eliminado.
Depois que alguém for eliminado o jogador que ficou por ultimo começa o jogo com outra letra.
O jogador seguinte deve dizer o nome de outra mercadoria que comece com a mesma letra que a primeira, por exemplo: “De Havana veio um barco carregado de lápis”.
Quando um jogador não conseguir lembrar de algum produto que não foi falado será eliminado.
Depois que alguém for eliminado o jogador que ficou por ultimo começa o jogo com outra letra.
Subi na roseira
Duas crianças batem a corda, enquanto as outras organizam fila em lados opostos da corda. Entra duas de cada vez, uma de cada fila. Começam a saltar enquanto recitam os versos alternadamente:
Duas crianças batem a corda, enquanto as outras organizam fila em lados opostos da corda. Entra duas de cada vez, uma de cada fila. Começam a saltar enquanto recitam os versos alternadamente:
Criança 1 : Ai, ai.
Criança 2 : O que você tem?
Criança 1 : Saudades.
Criança 2 : De quem?
Criança 1 : Do cravo, da rosa e de mais ninguém.
Criança 2 : Subia na roseira,
Criança 1 : desci pelo galho,
Criança 2 : Fulano (fala um nome) me acuda, senão eu caio.
A criança 2 sai e entra quem foi chamado. O jogo continua até que todos tenham participado.
Criança 2 : O que você tem?
Criança 1 : Saudades.
Criança 2 : De quem?
Criança 1 : Do cravo, da rosa e de mais ninguém.
Criança 2 : Subia na roseira,
Criança 1 : desci pelo galho,
Criança 2 : Fulano (fala um nome) me acuda, senão eu caio.
A criança 2 sai e entra quem foi chamado. O jogo continua até que todos tenham participado.
Foguinho
As crianças que batem a corda recitam, enquanto outra pula:
Salada, saladinha
Bem temperadinha
Com sal, com pimenta
Fogo, foguinho.
Quando falarem a palavra “foguinho”, começam a bater a corda cada vez mais rápida. Vence quem conseguir pular mais tempo sem esbarrar na corda.
As crianças que batem a corda recitam, enquanto outra pula:
Salada, saladinha
Bem temperadinha
Com sal, com pimenta
Fogo, foguinho.
Quando falarem a palavra “foguinho”, começam a bater a corda cada vez mais rápida. Vence quem conseguir pular mais tempo sem esbarrar na corda.
Cobrinha
Duas crianças seguram a corda bem perto do chão, fazendo ondulações para cima e para baixo. As outras crianças fazem uma fila e vão pulando a “cobra”, sem encontrar na corda, que é sacudida cada vez mais rápida. As ondulações vão ficando cada vez mais altas e quem esbarra na corda é desclassificado. Ganha quem “sobreviver” mais tempo.
Duas crianças seguram a corda bem perto do chão, fazendo ondulações para cima e para baixo. As outras crianças fazem uma fila e vão pulando a “cobra”, sem encontrar na corda, que é sacudida cada vez mais rápida. As ondulações vão ficando cada vez mais altas e quem esbarra na corda é desclassificado. Ganha quem “sobreviver” mais tempo.
Jogo do Cavalo MATERIAL:
- 1 CAIXA DE OVO (para o tabuleiro)
- 4 TAMPINHAS DE GARRAFAS DE PLÁSTICO DE CORES DIFERENTES
- DESENHO DO CONTORNO DO CAVALNHHO FEITO DE PAPEL(A QUANTIDADE DE CAVALINHOS DEPENDE DA QUANTIDADE DE TABULEIROS QUE VOCÊ CONFECCIONAR!).
- CONFECCIONAR 1 DADO DE PAPEL,NAS FACES DO DADO, DEVERÁ ESTAR AS CORES DAS TAMPINHAS UTILIZADAS
- 1 CAIXA DE OVO (para o tabuleiro)
- 4 TAMPINHAS DE GARRAFAS DE PLÁSTICO DE CORES DIFERENTES
- DESENHO DO CONTORNO DO CAVALNHHO FEITO DE PAPEL(A QUANTIDADE DE CAVALINHOS DEPENDE DA QUANTIDADE DE TABULEIROS QUE VOCÊ CONFECCIONAR!).
- CONFECCIONAR 1 DADO DE PAPEL,NAS FACES DO DADO, DEVERÁ ESTAR AS CORES DAS TAMPINHAS UTILIZADAS
REGRAS:
CADA ALUNO ESCOLHE QUAL COR DE TAMPINHA VAI QUERER
UM ALUNO POR VEZ,JOGA O DADO E A COR QUE CAIR,É O CAVALO QUE VAI ANDAR
VENCE O ALUNO QUE CHEGAR AO FINAL PRIMEIRO
CADA ALUNO ESCOLHE QUAL COR DE TAMPINHA VAI QUERER
UM ALUNO POR VEZ,JOGA O DADO E A COR QUE CAIR,É O CAVALO QUE VAI ANDAR
VENCE O ALUNO QUE CHEGAR AO FINAL PRIMEIRO
É muito importante, na primeira vez que que as
crianças procurem trabalhar sozinhas, no entanto, sem que sejam forçadas a
isso. Você, naturalmente precisa estar de olho nelas, pois gostam de por coisas
na boca. Especialmente quando trabalharem com balões, algodão, jornais e peças
pequeninas. Não espere uma super-produção ou que os trabalhos sejam perfeitos e
com bom acabamento.
Ao praticarem atividades criativas, cada vez mais exercitando a coordenação motora, você verá que elas irão aprimorando suas técnicas e resultado final do que criarem.
A repetição de atividades é também muito importante para as crianças. O que para um adulto pode parecer repetitivo, para as crianças é sempre uma aventura e encontram novidades para experenciar.
Experimente, depois de duas semanas que apresentou determinada atividade, colocar à disposição das crianças o mesmo tipo de material que já aplicou anteriormente e verá quanto progresso elas demonstrarão realizar.
Uma idéia para crianças que engatinham
Se você sabe tricotar, faça uma luva, se não adquira uma e pregue nas extremidades de cada dedo um pequeno sininho! Você poderá também desenhar uma carinha nos dedos e se quiser mais costure lã que será o cabelinho das carinhas. Elas adorarão!
Aventuras para crianças pequeninas
Um túnel para as crianças engatinharem por dentro pode ser feito com papelões grandes, cartolinas, diferentes tipos de tapetes, diferentes tipos de travesseiros e bolas, bóias de soprar ou animaizinhos, balões, colchas e almofadados. Experimente você primeiro mostrar para elas como devem agir para brincarem e elas aprenderão rápido. Engatinhar embaixo do túnel, brincar com balões, construir torres com travesseiros, etc.
Para o início a utilização de materiais em abundâncias talvez seja exagerada. Comece talvez com alguns papelões e depois ofereça-lhes apenas balões, etc. Uma brincadeira de cada vez.
Crianças exercitando-se na sala
Preste atenção com as brincadeiras das crianças é sempre bom ter um colchão de ginástica ou uma colcha almofadada para que as crianças possam brincar e exercitarem-se ali.
Bacia ou piscina de plástico
Para cada grupo de crianças duas piscininhas de plástico seria o ideal. Você poderá enchê-la com balões de soprar (meio murchos para não estourarem), jornais (as crianças adoram rasgá-los), algodão (de boa qualidade- para sentarem-se em cima e sentirem a textura macia). Papéis manteiga fazem um barulho agradável de se ouvir, quando se é amassado. Observando-as sempre para que não engulam objetos indesejáveis.
No outono é possível encontrar materiais como: castanhas, folhas, que também podem estar nessa pequena piscina, para que as crianças entrem dentro e desenvolvam seus sentidos.
Quando o tempo estiver quente, pode-se colocar essa piscina fora e enchê-la de água. Ponha dentro potinhos vazios de iogurte, colheres de plátstico, baldinhos e deixe-as brincar ali. Observando-as sempre.
Música com materiais de casa
Caixa de ovos, latas de bebida, colheres, pauzinhos ou hastes de madeira, etc. podem transformar-se em instrumentos musicais. Use a criatividade!
Enchendo objetos
Dê para as crianças diferentes latinhas, copos de iogurte vazios, papelões, garrafas de plástico, etc. Elas poderão encher esses objetos com areia, e no verão brincar fora ou também utilizando água. Comece você mesmo demonstrando como se pode construir uma torre, uma montanha, etc com areia, logo elas estarão fazendo o mesmo.
Conhecendo as formas
Recorte nas caixas de papelão (de produtos caseiros) ou caixas de sapato diferentes formas: círculo, triangulo, retangulo, etc.
Dê para as crianças cortiça, bloquinhos de madeira para montar, pedaços de papéis grossos e peça-as para que as coloquem nos buraquinhos (de diferentes formas) das caixas.
Rolos de papel higiênico
Dê a elas alguns rolos de papel higiênico vazios ou rolos de papel de cozinha e elas poderão brincar com eles, fazendo-os rolar, apertando-os, o mais forte consegue até rasgá-os, podem também pisar em cima!
Se as crianças forem um pouco maiorzinhas já podem pintar os rolos com tinta de dedo ou ainda colar papéizinhos coloridos que podem ser rasgados em cima
Saquinhos recheados
Uma coisa que pode ser feita rapidamente é fazer saquinhos de pano recheados ou mesmo luvas laváveis recheadas.
Encha-as com algodão, arroz, ervilha seca, castanhas, ponha sininhos em cada dedo da luva, etc. As crianças dessa idade gostam de sentir o tato e escutar o som que os objetos produzem.
Painéis de textura
Numa cartolina cole uma lixa de papel, folha de alumínio, tecido, algodão, botões, cortiça, formando dois painís. Deixem as crianças sentir as diferentes texturas.
Você pode escondê-las sobre um pano e as crianças maiorezinhas poderão pelo tato adivinhar de qual painél se trata.
Cobra de pano
Costure uma cobra comprida, feita de retalhos de tecido e encha-as com algodão. As crianças irão gostar muito de apalpá-la com a mão. Voce poderá utilizar outros materiais para enchê-la.
Recipiente de filme
Você poderá também encher um potinho de plastico desses de filme fotográfico com ervilhas secas, arroz, sininhos, pedrinhas. Depois, é só fechar bem e para segurança lacre-a com auxilio de fita isolante ou crepe.
Papelão
Pode-se pintar um papelão com tintas de dedo.
Uma caixa de papelão pode virar uma casinha. É só cortar as portas e janelas. Claro que essa caixa deverá ser grande.
Com papelão a criança maiorzinha poderá ensaiar recortes (com tesoura sem ponta) e poderá fazer estrelas, ovos de páscoa ( para servirem de móbiles após serem pintados), etc.
Lembre-se que quando elas trabalharem com tinta de dedo, devem usar uma roupa velha ou um avental e o chão ou mesa devem estar protegidos com jornal.
Aprendendo a guardar os brinquedos
Deixe as crianças guardar os brinquedos que utilizaram na aula. Elas podem pô-los em uma caixa de papelão vazia. Podem por:bolas de papel, algodão, bolinhas, etc. Quando tudo estiver dentro todo mundo canta uma musica e se houver tempo coloca-se tudo no chão novamente e de novo começam a guardar e depois a cantar.
Espelho de papel alumínio
Você pode colar uma folha de papel aluminio no chão para que as crianças ao engatinhar olhem para seu reflexo. Os pequeninos gostam de se mirar no espelho.
Travesseiros de balões
Com uma colcha de face dupla, dessas que se colocam um estofado dentro você pode fazer um grande travesseiro de balões. É só colacar nas colchas diversosbalões de ar (meio vazios para que não estourem) e então as crianças poderão engatinhar e rolar por cima.
Brincadeira na areia
Quando estiverem fora, dê à crianças forminhas, regadores, água e colheres e deixe-as brincar à vontade.
Rasgar e colar
Deixe as crianças rasgarem diferentes tipos de papéis: Jornais, papéis transparentes, coloridos, dourados e depois colarem sobre uma cartolina ou papél.
Tecido e lã
Colar restos de tecidos de diferentes formas e tamanhos. Para se colar lã é necessário uma destreza maior, pois a criança precisará firmá-la com a ajuda outros dedos para que se fixe no papel.
Caixas de ovos vazias
São também boas para que as crianças as rasgem ou para ser utilizada na confecção de papel maché – que serve-se como ótimo recurso para fazer brinquedos diversos: galinhas, frutas, máscaras, etc.
As crianças também poderão brincar de colocar materiais dentro da caixinha de ovos: papéis amassados, cortiças, etc. Tome porém, cuidado para que não levem objetos pequenos na boca.
Rasgar e cortar
Catálogos velhos ou jornais podem ser um ótimo material para que as crianças brinquem de rasgar. Quando são maiores podem exercitar-se em cortar as figuras. (lembre-se com tesoura sem ponta)
Areia e cola
A areia pode ser muuito bem misturada com a cola, com isso aplicar essa mistura em latinhas e em cima enfeitar com conchinhas do mar, etc.
Navio de puxar
Com uma caixa de ovos podemos construir um navio de puxar. Com isso as crianças podem pintá-lo com tinta de dedo . Ponha um barbante em uma extremidade e o barquinho está pronto.
Colar de macarrão
Com um cordão e vários macarrõezinhos é possivel fazer um colarzinho! As maiorezinhas treinarão sua coordenação motora e adorarão o resultado fin
Ao praticarem atividades criativas, cada vez mais exercitando a coordenação motora, você verá que elas irão aprimorando suas técnicas e resultado final do que criarem.
A repetição de atividades é também muito importante para as crianças. O que para um adulto pode parecer repetitivo, para as crianças é sempre uma aventura e encontram novidades para experenciar.
Experimente, depois de duas semanas que apresentou determinada atividade, colocar à disposição das crianças o mesmo tipo de material que já aplicou anteriormente e verá quanto progresso elas demonstrarão realizar.
Uma idéia para crianças que engatinham
Se você sabe tricotar, faça uma luva, se não adquira uma e pregue nas extremidades de cada dedo um pequeno sininho! Você poderá também desenhar uma carinha nos dedos e se quiser mais costure lã que será o cabelinho das carinhas. Elas adorarão!
Aventuras para crianças pequeninas
Um túnel para as crianças engatinharem por dentro pode ser feito com papelões grandes, cartolinas, diferentes tipos de tapetes, diferentes tipos de travesseiros e bolas, bóias de soprar ou animaizinhos, balões, colchas e almofadados. Experimente você primeiro mostrar para elas como devem agir para brincarem e elas aprenderão rápido. Engatinhar embaixo do túnel, brincar com balões, construir torres com travesseiros, etc.
Para o início a utilização de materiais em abundâncias talvez seja exagerada. Comece talvez com alguns papelões e depois ofereça-lhes apenas balões, etc. Uma brincadeira de cada vez.
Crianças exercitando-se na sala
Preste atenção com as brincadeiras das crianças é sempre bom ter um colchão de ginástica ou uma colcha almofadada para que as crianças possam brincar e exercitarem-se ali.
Bacia ou piscina de plástico
Para cada grupo de crianças duas piscininhas de plástico seria o ideal. Você poderá enchê-la com balões de soprar (meio murchos para não estourarem), jornais (as crianças adoram rasgá-los), algodão (de boa qualidade- para sentarem-se em cima e sentirem a textura macia). Papéis manteiga fazem um barulho agradável de se ouvir, quando se é amassado. Observando-as sempre para que não engulam objetos indesejáveis.
No outono é possível encontrar materiais como: castanhas, folhas, que também podem estar nessa pequena piscina, para que as crianças entrem dentro e desenvolvam seus sentidos.
Quando o tempo estiver quente, pode-se colocar essa piscina fora e enchê-la de água. Ponha dentro potinhos vazios de iogurte, colheres de plátstico, baldinhos e deixe-as brincar ali. Observando-as sempre.
Música com materiais de casa
Caixa de ovos, latas de bebida, colheres, pauzinhos ou hastes de madeira, etc. podem transformar-se em instrumentos musicais. Use a criatividade!
Enchendo objetos
Dê para as crianças diferentes latinhas, copos de iogurte vazios, papelões, garrafas de plástico, etc. Elas poderão encher esses objetos com areia, e no verão brincar fora ou também utilizando água. Comece você mesmo demonstrando como se pode construir uma torre, uma montanha, etc com areia, logo elas estarão fazendo o mesmo.
Conhecendo as formas
Recorte nas caixas de papelão (de produtos caseiros) ou caixas de sapato diferentes formas: círculo, triangulo, retangulo, etc.
Dê para as crianças cortiça, bloquinhos de madeira para montar, pedaços de papéis grossos e peça-as para que as coloquem nos buraquinhos (de diferentes formas) das caixas.
Rolos de papel higiênico
Dê a elas alguns rolos de papel higiênico vazios ou rolos de papel de cozinha e elas poderão brincar com eles, fazendo-os rolar, apertando-os, o mais forte consegue até rasgá-os, podem também pisar em cima!
Se as crianças forem um pouco maiorzinhas já podem pintar os rolos com tinta de dedo ou ainda colar papéizinhos coloridos que podem ser rasgados em cima
Saquinhos recheados
Uma coisa que pode ser feita rapidamente é fazer saquinhos de pano recheados ou mesmo luvas laváveis recheadas.
Encha-as com algodão, arroz, ervilha seca, castanhas, ponha sininhos em cada dedo da luva, etc. As crianças dessa idade gostam de sentir o tato e escutar o som que os objetos produzem.
Painéis de textura
Numa cartolina cole uma lixa de papel, folha de alumínio, tecido, algodão, botões, cortiça, formando dois painís. Deixem as crianças sentir as diferentes texturas.
Você pode escondê-las sobre um pano e as crianças maiorezinhas poderão pelo tato adivinhar de qual painél se trata.
Cobra de pano
Costure uma cobra comprida, feita de retalhos de tecido e encha-as com algodão. As crianças irão gostar muito de apalpá-la com a mão. Voce poderá utilizar outros materiais para enchê-la.
Recipiente de filme
Você poderá também encher um potinho de plastico desses de filme fotográfico com ervilhas secas, arroz, sininhos, pedrinhas. Depois, é só fechar bem e para segurança lacre-a com auxilio de fita isolante ou crepe.
Papelão
Pode-se pintar um papelão com tintas de dedo.
Uma caixa de papelão pode virar uma casinha. É só cortar as portas e janelas. Claro que essa caixa deverá ser grande.
Com papelão a criança maiorzinha poderá ensaiar recortes (com tesoura sem ponta) e poderá fazer estrelas, ovos de páscoa ( para servirem de móbiles após serem pintados), etc.
Lembre-se que quando elas trabalharem com tinta de dedo, devem usar uma roupa velha ou um avental e o chão ou mesa devem estar protegidos com jornal.
Aprendendo a guardar os brinquedos
Deixe as crianças guardar os brinquedos que utilizaram na aula. Elas podem pô-los em uma caixa de papelão vazia. Podem por:bolas de papel, algodão, bolinhas, etc. Quando tudo estiver dentro todo mundo canta uma musica e se houver tempo coloca-se tudo no chão novamente e de novo começam a guardar e depois a cantar.
Espelho de papel alumínio
Você pode colar uma folha de papel aluminio no chão para que as crianças ao engatinhar olhem para seu reflexo. Os pequeninos gostam de se mirar no espelho.
Travesseiros de balões
Com uma colcha de face dupla, dessas que se colocam um estofado dentro você pode fazer um grande travesseiro de balões. É só colacar nas colchas diversosbalões de ar (meio vazios para que não estourem) e então as crianças poderão engatinhar e rolar por cima.
Brincadeira na areia
Quando estiverem fora, dê à crianças forminhas, regadores, água e colheres e deixe-as brincar à vontade.
Rasgar e colar
Deixe as crianças rasgarem diferentes tipos de papéis: Jornais, papéis transparentes, coloridos, dourados e depois colarem sobre uma cartolina ou papél.
Tecido e lã
Colar restos de tecidos de diferentes formas e tamanhos. Para se colar lã é necessário uma destreza maior, pois a criança precisará firmá-la com a ajuda outros dedos para que se fixe no papel.
Caixas de ovos vazias
São também boas para que as crianças as rasgem ou para ser utilizada na confecção de papel maché – que serve-se como ótimo recurso para fazer brinquedos diversos: galinhas, frutas, máscaras, etc.
As crianças também poderão brincar de colocar materiais dentro da caixinha de ovos: papéis amassados, cortiças, etc. Tome porém, cuidado para que não levem objetos pequenos na boca.
Rasgar e cortar
Catálogos velhos ou jornais podem ser um ótimo material para que as crianças brinquem de rasgar. Quando são maiores podem exercitar-se em cortar as figuras. (lembre-se com tesoura sem ponta)
Areia e cola
A areia pode ser muuito bem misturada com a cola, com isso aplicar essa mistura em latinhas e em cima enfeitar com conchinhas do mar, etc.
Navio de puxar
Com uma caixa de ovos podemos construir um navio de puxar. Com isso as crianças podem pintá-lo com tinta de dedo . Ponha um barbante em uma extremidade e o barquinho está pronto.
Colar de macarrão
Com um cordão e vários macarrõezinhos é possivel fazer um colarzinho! As maiorezinhas treinarão sua coordenação motora e adorarão o resultado fin
TROMBA DO ELEFANTE
O professor prende no quadro, com fita adesiva, o
desenho de um elefante, sem a tromba. Então, o professor escolhe um aluno para
iniciar a brincadeira.
Chegando a frente, coloca-lhe uma venda nos olhos e
entrega-lhe o desenho da tromba do elefante, com fita adesiva no verso, pedindo
a esse aluno que tente colocar a tromba no lugar certo.
Ao sinal de início, o aluno, com os olhos vendados,
dirige-se ao quadro para tentar colocar a tromba no elefante. A brincadeira
continua, com cada aluno tentando colocar a tromba no lugar certo.
Será vitorioso, o aluno que conseguir pregar a
tromba no lugar, ou mais próximo dele.
BAMBOLÊ
Em um espaço amplo, distribuir bambolês às crianças
para que possam experimentar diferentes maneiras de girá-los pelo corpo sem
derrubá-los.
EMPINAR PIPAS
Este é um brinquedo originário da China,
confeccionado com papel de seda colorido. As crianças poderão confeccionar suas
pipas na escola ou trazê-las já prontas.
Empiná-las em um ambiente amplo e sem fios de alta
tensão ou árvores por perto, realizando movimentos de puxar ou soltar a linha,
conforme a intensidade do vento.
CINCO MARIAS
O jogador terá cinco saquinhos pequenos feitos de
pano e cheios de areia. Ele deverá pegar quatro saquinhos e jogá-los no chão
ficando com apenas um na mão. Este que estará em sua mão, deverá ser jogado
para cima e, enquanto estiver no ar, deverá pegar rapidamente um daqueles que
está no chão. Na próxima jogada, a criança deverá jogar um saquinho para cima e
tentar pegar dois do chão de uma só vez, continua assim até o último saquinho.
ROUBA MALHA
A
professora divide os alunos em grupos e marca na mão de cada criança do grupo
uma cor. Após isso, divide os alunos em duas equipes que estarão posicionadas
uma de cada lado. Entre as duas equipes estará, no chão, um paninho (a malha).
Ao ouvirem o comando do professor, que falará o nome de uma cor, as crianças
que estiver com a cor falada pelo professor marcada em suas mãos correm para
tentar “roubar” a malha. Ganha a equipe que pegar mais vezes a malha do chão.
ACORDA URSO
Uma
criança do grupo é escolhida para ser o “urso” que estará dormindo dentro de um
grande círculo desenhado no chão. As outras crianças deverão se aproximar do
urso bem devagarzinho e gritar: Acorda urso!!!Quando estiverem em sua frente.
Nesse momento, o urso levanta-se e corre atrás das outras crianças. Quem for
pego, também vira urso.
GATO E RATO
Forma-se
um círculo no qual todos ficam em pé, com as pernas abertas. Uma criança ficará
do lado de fora e será o gato, outra ficará dentro da roda e será o rato. O
gato tenta entrar na roda e as crianças vão fechando as pernas para impedi-lo
de entrar. Quando ela conseguir entrar, o rato foge. Os dois devem ficar
passando por entre as pernas dos colegas. Quando o rato for pego, os dois devem
ser substituídos.
CORRE COTIA
Com as
crianças sentadas em roda, escolhe-se uma para que inicie a brincadeira. Esta
deve correr com um lencinho nas mãos em volta do grupo, que deve ficar de olhos
fechados, cantando a música. Ao final, enquanto as crianças sentadas em roda
estão com os olhos fechados, a que carrega o lencinho escolhe uma e deixa atrás
dela o lencinho. A que recebe o lencinho, levanta-se e corre atrás de quem o
deixou, que deve sentar no lugar da criança escolhida. Ao sentar, a brincadeira
se reinicia.
DANÇA do jornal
Dois pra lá, dois pra cá… A meninada dança cuidando
para não rasgar o jornal
IDADE A partir de 5 anos.
O QUE DESENVOLVE Socialização, expressão corporal e percepção de
espaço.
MATERIAL Jornal, aparelho de som, CDs ou fitas cassete com
músicas de diferentes ritmos.
ORGANIZAÇÃO Em duplas.
COMO BRINCAR Afaste as cadeiras e mesas e distribua as folhas de
jornal pelo chão. Cada dupla
fica em cima de uma folha. Coloque a música e as
crianças começam a dançar. Não vale sair
de cima do papel nem rasgá-lo. Se isso acontecer, o
par sai da brincadeira. Vence quem cumprir
o objetivo. Se algumas crianças não toparem dançar
por timidez, convide-as para serem juízes
com você e observar se os colegas não infringem as
regras. Uma maneira de incrementar
a atividade é variar os ritmos musicais tocando
músicas mais lentas e outras mais agitadas.
FORMANDO GRUPOS
Um detalhe vai determinar quem faz parte da equipe
IDADE A partir de 6 anos.
O QUE DESENVOLVE Agilidade
de movimentos, atenção,
concentração e socialização.
ORGANIZAÇÃO Livre.
COMO BRINCAR Os alunos devem formar grupos de acordo com uma
regra que você estabelece. Você diz:
“Atenção, quero um grupo com todos que estão de
bermuda” ou “Uma equipe com quem tem cabelo curto e
outra com quem tem cabelo comprido”. E as crianças
correm para se reunir. A atividade pode ser incrementada se cada grupo receber
uma tarefa. Por exemplo: “Os que estão de camiseta branca devem colocar sobre a
minha mesa uma agenda de telefones”.
Essa brincadeira também pode ser feita para
determinar a formação de grupos para trabalhos escolares. A atividade dura
enquanto a turma tiver interesse.
URSINHO
O que a criança fizer com o bichinho de pelúcia
terá de fazer com o colega
IDADE A partir de 5 anos.
O QUE DESENVOLVE Socialização e afeto.
MATERIAL Um ursinho de pelúcia.
ORGANIZAÇÃO Professor e alunos ficam em pé, em círculo.
COMO BRINCAR O ursinho passa de mão em mão. Cada criança deve
fazer alguma coisa com ele. Por exemplo: beijar, abraçar, fazer cócegas. Não
vale repetir nem agredir. Assim que todos terminarem, explique que cada um terá
de fazer o que fez com o ursinho com o colega da direita. Se um aluno jogou o
ursinho para cima, apenas simula fazer o mesmo com o amigo. Pode ser
incrementada se cada grupo receber uma tarefa. Por exemplo: “Os que estão de
camiseta branca devem colocar sobre a minha mesa uma agenda de telefones”.
Essa brincadeira também pode ser feita para
determinar a formação de grupos para trabalhos escolares. A atividade dura
enquanto a turma tiver interesse.
CORRIDA
As crianças se enrolam num longo fio. Quando todas
estiverem unidas, é hora de desenrolar
IDADE A partir de 6 anos.
O QUE DESENVOLVE Agilidade de movimentos, atenção, concentração e
espírito de equipe.
MATERIAL Rolos de barbante.
ORGANIZAÇÃO Todos sentados em suas carteiras arrumadas em
fileiras. O ideal é ter o
mesmo número de participantes em cada fila.
COMO BRINCAR O primeiro de cada fileira recebe um rolo de
barbante. Quando você der o
sinal, ele se levanta, enrola o cordão duas vezes
em volta da cintura, entrega o rolo ao colega
de trás e se senta. O segundo pega o carretel, se
levanta e faz o mesmo. Assim que o último
termina de se enrolar, inicia o movimento
contrário: desenrola o cordão da cintura, enrola a
linha no rolo e passa para o colega da frente. A
brincadeira segue até que todos estejam
desenrolados. Vence a equipe que colocar primeiro o
rolo arrumado sobre a sua mesa.
O QUE DESENVOLVE Cooperação e percepção visual.
MATERIAL Objetos da sala de aula.
ORGANIZAÇÃO As crianças ficam todas no centro da sala.
COMO BRINCAR Afaste mesas e cadeiras e delimite um quadrado ou
um círculo no meio da
sala, onde as crianças devem ficar. Distribua
aleatoriamente em cada canto pastas, papéis,
mapas, livros e outros materiais utilizados no
dia-a-dia. Escolha uma letra do alfabeto e peça
para a turma procurar coisas cujo nome inicie com
essa letra e trazer para você. Vence o canto
que tiver a maior quantidade de objetos pedidos. É
importante que você saiba em qual canto
cada objeto estava colocado, pois só assim será
possível determinar o vencedor. Depois de
algumas rodadas, peça aos alunos para saírem e
redistribua os materiais pelos cantos. Quando
eles voltarem, levarão mais tempo para encontrar o
que você pediu. Se o grupo for grande,
forme equipes. No final da brincadeira, peça ajuda
à turma para arrumar a sala.
CORRIDA DO BARBANTE
As crianças se enrolam num longo fio. Quando todas
estiverem unidas, é hora de desenrolar
IDADE A partir de 6 anos.
O QUE DESENVOLVE Agilidade de movimentos, atenção, concentração e
espírito de equipe.
MATERIAL Rolos de barbante.
ORGANIZAÇÃO Todos sentados em suas carteiras arrumadas em
fileiras. O ideal é ter o
mesmo número de participantes em cada fila.
COMO BRINCAR O primeiro de cada fileira recebe um rolo de
barbante. Quando você der o
sinal, ele se levanta, enrola o cordão duas vezes
em volta da cintura, entrega o rolo ao colega
de trás e se senta. O segundo pega o carretel, se
levanta e faz o mesmo. Assim que o último
termina de se enrolar, inicia o movimento
contrário: desenrola o cordão da cintura, enrola a
linha no rolo e passa para o colega da frente. A
brincadeira segue até que todos estejam
desenrolados. Vence a equipe que colocar primeiro o
rolo arrumado sobre a sua mesa.
CANTO VENCEDOR
Quem ganha é um dos cantos da classe, em que estão
reunidos vários objetos
IDADE A partir de 6 anos.
O QUE DESENVOLVE Cooperação e percepção visual.
MATERIAL Objetos da sala de aula.
ORGANIZAÇÃO As crianças ficam todas no centro da sala.
COMO BRINCAR Afaste mesas e cadeiras e delimite um quadrado ou
um círculo no meio da
sala, onde as crianças devem ficar. Distribua
aleatoriamente em cada canto pastas, papéis,
mapas, livros e outros materiais utilizados no
dia-a-dia. Escolha uma letra do alfabeto e peça
para a turma procurar coisas cujo nome inicie com
essa letra e trazer para você. Vence o canto
que tiver a maior quantidade de objetos pedidos. É
importante que você saiba em qual canto
cada objeto estava colocado, pois só assim será
possível determinar o vencedor. Depois de
algumas rodadas, peça aos alunos para saírem e
redistribua os materiais pelos cantos. Quando eles voltarem, levarão mais tempo
para encontrar o que você pediu. Se o grupo for grande, forme equipes. No final
da brincadeira, peça ajuda à turma para arrumar a sala.
MÚSICA EM LETRA
O texto não tem sentido. Nem precisa! O que importa
aqui é criar uma coreografia bem animada
IDADE A partir de 7 anos.
O QUE DESENVOLVE Percepção auditiva, criatividade, coordenação
motora e socialização.
MATERIAL Papel e caneta ou lápis.
ORGANIZAÇÃO A turma se divide em grupos.
COMO BRINCAR Peça aos alunos para criarem uma seqüência de
movimentos baseada no texto
abaixo. Depois, eles podem inventar uma melodia.
MIS CLOF DARA DARA TIRO LIRO / CLI CLE CLOF DARA
DARA TIRO LÁ / É TCHUNG, É TCHUNG,É TCHUNG / BIRI BIRI SENG CATAFARIUNG / É
TCHUNG É TCHUNG É TCHUNG / BIRI BIRI SENG
SE EU FOSSE…
Aqui os alunos soltam a imaginação dizendo o que
gostariam de ser
IDADE A partir de 7 anos.
O QUE DESENVOLVE Identidade.
MATERIAL Perguntas escritas em um papel e lápis ou caneta.
ORGANIZAÇÃO As crianças ficam em duplas.
COMO BRINCAR Uma das crianças de cada dupla inicia fazendo
perguntas ao colega.
Se você fosse uma fruta, seria… Se você fosse um
filme, uma música, um brinquedo, um lugar,
uma roupa, uma palavra… Ela anota as respostas e
pergunta o porquê. Depois, quem fez a
entrevista responde às questões do colega.
Terminada essa etapa, a turma forma uma roda e
conta aos demais o que descobriu sobre o amigo. A
brincadeira termina quando todos falarem.
TELEFONE SEM FIO
Idade: a partir de 5 anos
Participantes: 5 ou mais
Regra:
Organizar os jogadores sentados um ao lado do outro em fila.
O primeiro jogador diz uma frase/mensagem no ouvido do colega seguinte. Cada participante após receber a mensagem fala o mais baixo possível no ouvido do colega seguinte até que o ultimo falará em voz alta o que recebeu. A mensagem muitas vezes chega completamente diferente!!!
Organizar os jogadores sentados um ao lado do outro em fila.
O primeiro jogador diz uma frase/mensagem no ouvido do colega seguinte. Cada participante após receber a mensagem fala o mais baixo possível no ouvido do colega seguinte até que o ultimo falará em voz alta o que recebeu. A mensagem muitas vezes chega completamente diferente!!!
FUI A FEIRA
Idade: a partir de 5 anos
Participantes: 2 ou mais
Regra:
Um jogador diz em voz alta: Fui a feira e comprei.. por exemplo ”maçã”. O jogador seguinte repete a frase do primeiro acrescentando outra mercadoria comprada por exemplo:” batata”, o terceiro jogador repete as mercadorias que os jogadores anteriores disseram e acrescenta mais uma, ganha quem não repetir mercadoria e lembrar todas que foram faladas.
Participantes: 2 ou mais
Regra:
Um jogador diz em voz alta: Fui a feira e comprei.. por exemplo ”maçã”. O jogador seguinte repete a frase do primeiro acrescentando outra mercadoria comprada por exemplo:” batata”, o terceiro jogador repete as mercadorias que os jogadores anteriores disseram e acrescenta mais uma, ganha quem não repetir mercadoria e lembrar todas que foram faladas.
BOCA DE FORNO
Primeiro uma pessoa é eleita como “o senhor” , esta
pessoa irá dar as ordens na brincadeira ,os demais participantes terão apenas
que cumprir suas ordens. A ordem consiste em achar um determinado objeto, caso
a criança não consiga encontrar e trazer o objeto pedido ela é obrigada a pagar
uma prenda que pode ser cantar ou dançar uma musica, imitar um bicho ou
qualquer outra coisa.
Senhor:
|
- Boca de Forno
|
Crianças:
|
- Forno!
|
Senhor:
|
- Faz o que eu mandar?
|
Crianças:
|
- Faço
|
Senhor:
|
- Se não fizer?
|
Crianças:
|
- Toma bolo.
|
Então o Senhor manda que as crianças peguem um
objeto.
DE HAVANA VEIO UM BARCO
Um jogador diz em voz alta: “De Havana veio um
barco carregado de…” e acrescenta o nome de um produto que pode ser
transportado por barco. Exemplo: laranja.
O jogador seguinte deve dizer o nome de outra mercadoria que comece com a mesma letra que a primeira, por exemplo: “De Havana veio um barco carregado de lápis”.
Quando um jogador não conseguir lembrar de algum produto que não foi falado será eliminado.
Depois que alguém for eliminado o jogador que ficou por ultimo começa o jogo com outra letra.
O jogador seguinte deve dizer o nome de outra mercadoria que comece com a mesma letra que a primeira, por exemplo: “De Havana veio um barco carregado de lápis”.
Quando um jogador não conseguir lembrar de algum produto que não foi falado será eliminado.
Depois que alguém for eliminado o jogador que ficou por ultimo começa o jogo com outra letra.
Subi na roseira
Duas crianças batem a corda, enquanto as outras organizam fila em lados opostos da corda. Entra duas de cada vez, uma de cada fila. Começam a saltar enquanto recitam os versos alternadamente:
Duas crianças batem a corda, enquanto as outras organizam fila em lados opostos da corda. Entra duas de cada vez, uma de cada fila. Começam a saltar enquanto recitam os versos alternadamente:
Criança 1 : Ai, ai.
Criança 2 : O que você tem?
Criança 1 : Saudades.
Criança 2 : De quem?
Criança 1 : Do cravo, da rosa e de mais ninguém.
Criança 2 : Subia na roseira,
Criança 1 : desci pelo galho,
Criança 2 : Fulano (fala um nome) me acuda, senão eu caio.
A criança 2 sai e entra quem foi chamado. O jogo continua até que todos tenham participado.
Criança 2 : O que você tem?
Criança 1 : Saudades.
Criança 2 : De quem?
Criança 1 : Do cravo, da rosa e de mais ninguém.
Criança 2 : Subia na roseira,
Criança 1 : desci pelo galho,
Criança 2 : Fulano (fala um nome) me acuda, senão eu caio.
A criança 2 sai e entra quem foi chamado. O jogo continua até que todos tenham participado.
Foguinho
As crianças que batem a corda recitam, enquanto outra pula:
Salada, saladinha
Bem temperadinha
Com sal, com pimenta
Fogo, foguinho.
Quando falarem a palavra “foguinho”, começam a bater a corda cada vez mais rápida. Vence quem conseguir pular mais tempo sem esbarrar na corda.
As crianças que batem a corda recitam, enquanto outra pula:
Salada, saladinha
Bem temperadinha
Com sal, com pimenta
Fogo, foguinho.
Quando falarem a palavra “foguinho”, começam a bater a corda cada vez mais rápida. Vence quem conseguir pular mais tempo sem esbarrar na corda.
Cobrinha
Duas crianças seguram a corda bem perto do chão, fazendo ondulações para cima e para baixo. As outras crianças fazem uma fila e vão pulando a “cobra”, sem encontrar na corda, que é sacudida cada vez mais rápida. As ondulações vão ficando cada vez mais altas e quem esbarra na corda é desclassificado. Ganha quem “sobreviver” mais tempo.
Duas crianças seguram a corda bem perto do chão, fazendo ondulações para cima e para baixo. As outras crianças fazem uma fila e vão pulando a “cobra”, sem encontrar na corda, que é sacudida cada vez mais rápida. As ondulações vão ficando cada vez mais altas e quem esbarra na corda é desclassificado. Ganha quem “sobreviver” mais tempo.
Jogo do Cavalo MATERIAL:
- 1 CAIXA DE OVO (para o tabuleiro)
- 4 TAMPINHAS DE GARRAFAS DE PLÁSTICO DE CORES DIFERENTES
- DESENHO DO CONTORNO DO CAVALNHHO FEITO DE PAPEL(A QUANTIDADE DE CAVALINHOS DEPENDE DA QUANTIDADE DE TABULEIROS QUE VOCÊ CONFECCIONAR!).
- CONFECCIONAR 1 DADO DE PAPEL,NAS FACES DO DADO, DEVERÁ ESTAR AS CORES DAS TAMPINHAS UTILIZADAS
- 1 CAIXA DE OVO (para o tabuleiro)
- 4 TAMPINHAS DE GARRAFAS DE PLÁSTICO DE CORES DIFERENTES
- DESENHO DO CONTORNO DO CAVALNHHO FEITO DE PAPEL(A QUANTIDADE DE CAVALINHOS DEPENDE DA QUANTIDADE DE TABULEIROS QUE VOCÊ CONFECCIONAR!).
- CONFECCIONAR 1 DADO DE PAPEL,NAS FACES DO DADO, DEVERÁ ESTAR AS CORES DAS TAMPINHAS UTILIZADAS
REGRAS:
CADA ALUNO ESCOLHE QUAL COR DE TAMPINHA VAI QUERER
UM ALUNO POR VEZ,JOGA O DADO E A COR QUE CAIR,É O CAVALO QUE VAI ANDAR
VENCE O ALUNO QUE CHEGAR AO FINAL PRIMEIRO
CADA ALUNO ESCOLHE QUAL COR DE TAMPINHA VAI QUERER
UM ALUNO POR VEZ,JOGA O DADO E A COR QUE CAIR,É O CAVALO QUE VAI ANDAR
VENCE O ALUNO QUE CHEGAR AO FINAL PRIMEIRO
É muito importante, na primeira vez que que as
crianças procurem trabalhar sozinhas, no entanto, sem que sejam forçadas a
isso. Você, naturalmente precisa estar de olho nelas, pois gostam de por coisas
na boca. Especialmente quando trabalharem com balões, algodão, jornais e peças
pequeninas. Não espere uma super-produção ou que os trabalhos sejam perfeitos e
com bom acabamento.
Ao praticarem atividades criativas, cada vez mais exercitando a coordenação motora, você verá que elas irão aprimorando suas técnicas e resultado final do que criarem.
A repetição de atividades é também muito importante para as crianças. O que para um adulto pode parecer repetitivo, para as crianças é sempre uma aventura e encontram novidades para experenciar.
Experimente, depois de duas semanas que apresentou determinada atividade, colocar à disposição das crianças o mesmo tipo de material que já aplicou anteriormente e verá quanto progresso elas demonstrarão realizar.
Uma idéia para crianças que engatinham
Se você sabe tricotar, faça uma luva, se não adquira uma e pregue nas extremidades de cada dedo um pequeno sininho! Você poderá também desenhar uma carinha nos dedos e se quiser mais costure lã que será o cabelinho das carinhas. Elas adorarão!
Aventuras para crianças pequeninas
Um túnel para as crianças engatinharem por dentro pode ser feito com papelões grandes, cartolinas, diferentes tipos de tapetes, diferentes tipos de travesseiros e bolas, bóias de soprar ou animaizinhos, balões, colchas e almofadados. Experimente você primeiro mostrar para elas como devem agir para brincarem e elas aprenderão rápido. Engatinhar embaixo do túnel, brincar com balões, construir torres com travesseiros, etc.
Para o início a utilização de materiais em abundâncias talvez seja exagerada. Comece talvez com alguns papelões e depois ofereça-lhes apenas balões, etc. Uma brincadeira de cada vez.
Crianças exercitando-se na sala
Preste atenção com as brincadeiras das crianças é sempre bom ter um colchão de ginástica ou uma colcha almofadada para que as crianças possam brincar e exercitarem-se ali.
Bacia ou piscina de plástico
Para cada grupo de crianças duas piscininhas de plástico seria o ideal. Você poderá enchê-la com balões de soprar (meio murchos para não estourarem), jornais (as crianças adoram rasgá-los), algodão (de boa qualidade- para sentarem-se em cima e sentirem a textura macia). Papéis manteiga fazem um barulho agradável de se ouvir, quando se é amassado. Observando-as sempre para que não engulam objetos indesejáveis.
No outono é possível encontrar materiais como: castanhas, folhas, que também podem estar nessa pequena piscina, para que as crianças entrem dentro e desenvolvam seus sentidos.
Quando o tempo estiver quente, pode-se colocar essa piscina fora e enchê-la de água. Ponha dentro potinhos vazios de iogurte, colheres de plátstico, baldinhos e deixe-as brincar ali. Observando-as sempre.
Música com materiais de casa
Caixa de ovos, latas de bebida, colheres, pauzinhos ou hastes de madeira, etc. podem transformar-se em instrumentos musicais. Use a criatividade!
Enchendo objetos
Dê para as crianças diferentes latinhas, copos de iogurte vazios, papelões, garrafas de plástico, etc. Elas poderão encher esses objetos com areia, e no verão brincar fora ou também utilizando água. Comece você mesmo demonstrando como se pode construir uma torre, uma montanha, etc com areia, logo elas estarão fazendo o mesmo.
Conhecendo as formas
Recorte nas caixas de papelão (de produtos caseiros) ou caixas de sapato diferentes formas: círculo, triangulo, retangulo, etc.
Dê para as crianças cortiça, bloquinhos de madeira para montar, pedaços de papéis grossos e peça-as para que as coloquem nos buraquinhos (de diferentes formas) das caixas.
Rolos de papel higiênico
Dê a elas alguns rolos de papel higiênico vazios ou rolos de papel de cozinha e elas poderão brincar com eles, fazendo-os rolar, apertando-os, o mais forte consegue até rasgá-os, podem também pisar em cima!
Se as crianças forem um pouco maiorzinhas já podem pintar os rolos com tinta de dedo ou ainda colar papéizinhos coloridos que podem ser rasgados em cima
Saquinhos recheados
Uma coisa que pode ser feita rapidamente é fazer saquinhos de pano recheados ou mesmo luvas laváveis recheadas.
Encha-as com algodão, arroz, ervilha seca, castanhas, ponha sininhos em cada dedo da luva, etc. As crianças dessa idade gostam de sentir o tato e escutar o som que os objetos produzem.
Painéis de textura
Numa cartolina cole uma lixa de papel, folha de alumínio, tecido, algodão, botões, cortiça, formando dois painís. Deixem as crianças sentir as diferentes texturas.
Você pode escondê-las sobre um pano e as crianças maiorezinhas poderão pelo tato adivinhar de qual painél se trata.
Cobra de pano
Costure uma cobra comprida, feita de retalhos de tecido e encha-as com algodão. As crianças irão gostar muito de apalpá-la com a mão. Voce poderá utilizar outros materiais para enchê-la.
Recipiente de filme
Você poderá também encher um potinho de plastico desses de filme fotográfico com ervilhas secas, arroz, sininhos, pedrinhas. Depois, é só fechar bem e para segurança lacre-a com auxilio de fita isolante ou crepe.
Papelão
Pode-se pintar um papelão com tintas de dedo.
Uma caixa de papelão pode virar uma casinha. É só cortar as portas e janelas. Claro que essa caixa deverá ser grande.
Com papelão a criança maiorzinha poderá ensaiar recortes (com tesoura sem ponta) e poderá fazer estrelas, ovos de páscoa ( para servirem de móbiles após serem pintados), etc.
Lembre-se que quando elas trabalharem com tinta de dedo, devem usar uma roupa velha ou um avental e o chão ou mesa devem estar protegidos com jornal.
Aprendendo a guardar os brinquedos
Deixe as crianças guardar os brinquedos que utilizaram na aula. Elas podem pô-los em uma caixa de papelão vazia. Podem por:bolas de papel, algodão, bolinhas, etc. Quando tudo estiver dentro todo mundo canta uma musica e se houver tempo coloca-se tudo no chão novamente e de novo começam a guardar e depois a cantar.
Espelho de papel alumínio
Você pode colar uma folha de papel aluminio no chão para que as crianças ao engatinhar olhem para seu reflexo. Os pequeninos gostam de se mirar no espelho.
Travesseiros de balões
Com uma colcha de face dupla, dessas que se colocam um estofado dentro você pode fazer um grande travesseiro de balões. É só colacar nas colchas diversosbalões de ar (meio vazios para que não estourem) e então as crianças poderão engatinhar e rolar por cima.
Brincadeira na areia
Quando estiverem fora, dê à crianças forminhas, regadores, água e colheres e deixe-as brincar à vontade.
Rasgar e colar
Deixe as crianças rasgarem diferentes tipos de papéis: Jornais, papéis transparentes, coloridos, dourados e depois colarem sobre uma cartolina ou papél.
Tecido e lã
Colar restos de tecidos de diferentes formas e tamanhos. Para se colar lã é necessário uma destreza maior, pois a criança precisará firmá-la com a ajuda outros dedos para que se fixe no papel.
Caixas de ovos vazias
São também boas para que as crianças as rasgem ou para ser utilizada na confecção de papel maché – que serve-se como ótimo recurso para fazer brinquedos diversos: galinhas, frutas, máscaras, etc.
As crianças também poderão brincar de colocar materiais dentro da caixinha de ovos: papéis amassados, cortiças, etc. Tome porém, cuidado para que não levem objetos pequenos na boca.
Rasgar e cortar
Catálogos velhos ou jornais podem ser um ótimo material para que as crianças brinquem de rasgar. Quando são maiores podem exercitar-se em cortar as figuras. (lembre-se com tesoura sem ponta)
Areia e cola
A areia pode ser muuito bem misturada com a cola, com isso aplicar essa mistura em latinhas e em cima enfeitar com conchinhas do mar, etc.
Navio de puxar
Com uma caixa de ovos podemos construir um navio de puxar. Com isso as crianças podem pintá-lo com tinta de dedo . Ponha um barbante em uma extremidade e o barquinho está pronto.
Colar de macarrão
Com um cordão e vários macarrõezinhos é possivel fazer um colarzinho! As maiorezinhas treinarão sua coordenação motora e adorarão o resultado final.
Ao praticarem atividades criativas, cada vez mais exercitando a coordenação motora, você verá que elas irão aprimorando suas técnicas e resultado final do que criarem.
A repetição de atividades é também muito importante para as crianças. O que para um adulto pode parecer repetitivo, para as crianças é sempre uma aventura e encontram novidades para experenciar.
Experimente, depois de duas semanas que apresentou determinada atividade, colocar à disposição das crianças o mesmo tipo de material que já aplicou anteriormente e verá quanto progresso elas demonstrarão realizar.
Uma idéia para crianças que engatinham
Se você sabe tricotar, faça uma luva, se não adquira uma e pregue nas extremidades de cada dedo um pequeno sininho! Você poderá também desenhar uma carinha nos dedos e se quiser mais costure lã que será o cabelinho das carinhas. Elas adorarão!
Aventuras para crianças pequeninas
Um túnel para as crianças engatinharem por dentro pode ser feito com papelões grandes, cartolinas, diferentes tipos de tapetes, diferentes tipos de travesseiros e bolas, bóias de soprar ou animaizinhos, balões, colchas e almofadados. Experimente você primeiro mostrar para elas como devem agir para brincarem e elas aprenderão rápido. Engatinhar embaixo do túnel, brincar com balões, construir torres com travesseiros, etc.
Para o início a utilização de materiais em abundâncias talvez seja exagerada. Comece talvez com alguns papelões e depois ofereça-lhes apenas balões, etc. Uma brincadeira de cada vez.
Crianças exercitando-se na sala
Preste atenção com as brincadeiras das crianças é sempre bom ter um colchão de ginástica ou uma colcha almofadada para que as crianças possam brincar e exercitarem-se ali.
Bacia ou piscina de plástico
Para cada grupo de crianças duas piscininhas de plástico seria o ideal. Você poderá enchê-la com balões de soprar (meio murchos para não estourarem), jornais (as crianças adoram rasgá-los), algodão (de boa qualidade- para sentarem-se em cima e sentirem a textura macia). Papéis manteiga fazem um barulho agradável de se ouvir, quando se é amassado. Observando-as sempre para que não engulam objetos indesejáveis.
No outono é possível encontrar materiais como: castanhas, folhas, que também podem estar nessa pequena piscina, para que as crianças entrem dentro e desenvolvam seus sentidos.
Quando o tempo estiver quente, pode-se colocar essa piscina fora e enchê-la de água. Ponha dentro potinhos vazios de iogurte, colheres de plátstico, baldinhos e deixe-as brincar ali. Observando-as sempre.
Música com materiais de casa
Caixa de ovos, latas de bebida, colheres, pauzinhos ou hastes de madeira, etc. podem transformar-se em instrumentos musicais. Use a criatividade!
Enchendo objetos
Dê para as crianças diferentes latinhas, copos de iogurte vazios, papelões, garrafas de plástico, etc. Elas poderão encher esses objetos com areia, e no verão brincar fora ou também utilizando água. Comece você mesmo demonstrando como se pode construir uma torre, uma montanha, etc com areia, logo elas estarão fazendo o mesmo.
Conhecendo as formas
Recorte nas caixas de papelão (de produtos caseiros) ou caixas de sapato diferentes formas: círculo, triangulo, retangulo, etc.
Dê para as crianças cortiça, bloquinhos de madeira para montar, pedaços de papéis grossos e peça-as para que as coloquem nos buraquinhos (de diferentes formas) das caixas.
Rolos de papel higiênico
Dê a elas alguns rolos de papel higiênico vazios ou rolos de papel de cozinha e elas poderão brincar com eles, fazendo-os rolar, apertando-os, o mais forte consegue até rasgá-os, podem também pisar em cima!
Se as crianças forem um pouco maiorzinhas já podem pintar os rolos com tinta de dedo ou ainda colar papéizinhos coloridos que podem ser rasgados em cima
Saquinhos recheados
Uma coisa que pode ser feita rapidamente é fazer saquinhos de pano recheados ou mesmo luvas laváveis recheadas.
Encha-as com algodão, arroz, ervilha seca, castanhas, ponha sininhos em cada dedo da luva, etc. As crianças dessa idade gostam de sentir o tato e escutar o som que os objetos produzem.
Painéis de textura
Numa cartolina cole uma lixa de papel, folha de alumínio, tecido, algodão, botões, cortiça, formando dois painís. Deixem as crianças sentir as diferentes texturas.
Você pode escondê-las sobre um pano e as crianças maiorezinhas poderão pelo tato adivinhar de qual painél se trata.
Cobra de pano
Costure uma cobra comprida, feita de retalhos de tecido e encha-as com algodão. As crianças irão gostar muito de apalpá-la com a mão. Voce poderá utilizar outros materiais para enchê-la.
Recipiente de filme
Você poderá também encher um potinho de plastico desses de filme fotográfico com ervilhas secas, arroz, sininhos, pedrinhas. Depois, é só fechar bem e para segurança lacre-a com auxilio de fita isolante ou crepe.
Papelão
Pode-se pintar um papelão com tintas de dedo.
Uma caixa de papelão pode virar uma casinha. É só cortar as portas e janelas. Claro que essa caixa deverá ser grande.
Com papelão a criança maiorzinha poderá ensaiar recortes (com tesoura sem ponta) e poderá fazer estrelas, ovos de páscoa ( para servirem de móbiles após serem pintados), etc.
Lembre-se que quando elas trabalharem com tinta de dedo, devem usar uma roupa velha ou um avental e o chão ou mesa devem estar protegidos com jornal.
Aprendendo a guardar os brinquedos
Deixe as crianças guardar os brinquedos que utilizaram na aula. Elas podem pô-los em uma caixa de papelão vazia. Podem por:bolas de papel, algodão, bolinhas, etc. Quando tudo estiver dentro todo mundo canta uma musica e se houver tempo coloca-se tudo no chão novamente e de novo começam a guardar e depois a cantar.
Espelho de papel alumínio
Você pode colar uma folha de papel aluminio no chão para que as crianças ao engatinhar olhem para seu reflexo. Os pequeninos gostam de se mirar no espelho.
Travesseiros de balões
Com uma colcha de face dupla, dessas que se colocam um estofado dentro você pode fazer um grande travesseiro de balões. É só colacar nas colchas diversosbalões de ar (meio vazios para que não estourem) e então as crianças poderão engatinhar e rolar por cima.
Brincadeira na areia
Quando estiverem fora, dê à crianças forminhas, regadores, água e colheres e deixe-as brincar à vontade.
Rasgar e colar
Deixe as crianças rasgarem diferentes tipos de papéis: Jornais, papéis transparentes, coloridos, dourados e depois colarem sobre uma cartolina ou papél.
Tecido e lã
Colar restos de tecidos de diferentes formas e tamanhos. Para se colar lã é necessário uma destreza maior, pois a criança precisará firmá-la com a ajuda outros dedos para que se fixe no papel.
Caixas de ovos vazias
São também boas para que as crianças as rasgem ou para ser utilizada na confecção de papel maché – que serve-se como ótimo recurso para fazer brinquedos diversos: galinhas, frutas, máscaras, etc.
As crianças também poderão brincar de colocar materiais dentro da caixinha de ovos: papéis amassados, cortiças, etc. Tome porém, cuidado para que não levem objetos pequenos na boca.
Rasgar e cortar
Catálogos velhos ou jornais podem ser um ótimo material para que as crianças brinquem de rasgar. Quando são maiores podem exercitar-se em cortar as figuras. (lembre-se com tesoura sem ponta)
Areia e cola
A areia pode ser muuito bem misturada com a cola, com isso aplicar essa mistura em latinhas e em cima enfeitar com conchinhas do mar, etc.
Navio de puxar
Com uma caixa de ovos podemos construir um navio de puxar. Com isso as crianças podem pintá-lo com tinta de dedo . Ponha um barbante em uma extremidade e o barquinho está pronto.
Colar de macarrão
Com um cordão e vários macarrõezinhos é possivel fazer um colarzinho! As maiorezinhas treinarão sua coordenação motora e adorarão o resultado final.
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