Projeto Meu Nome , Minha Identidade.
JUSTIFICATIVA:
Nessa fase é
importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para
valorizar a vida, o meio onde vivem e todas as pessoas que fazem parte desta
história. Conhecendo-se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar
situações reais, mas integrar-se como ser crítico, autônomo, questionando
mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento.
Por que trabalhar
com o nome da criança? Ele é apenas uma palavra? Que relações tem a criança com
seu nome?
Segundo Emília
Ferreiro o nome próprio pode ser considerado apenas como uma palavra a mais,
mas também pode ser uma palavra singular, muito diferente das outras palavras
em muitos aspectos.
Por um outro lado,
a carga emocional vinculada com esta escrita, não pode ser comparada com a
carga emocional de outras palavras mais neutras.
O nome próprio
escrito ou a assinatura, é parte da pessoa, de sua identidade.
Através do uso da
escrita do seu nome, a criança descobre algumas das funções da escrita em
geral, como a de identificar objetos, lugares, etc.
ÁREAS:
I.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA;
Objetivos:
·
Ouvir
, reproduzir e transmitir textos, oralmente ( histórias, recados, poemas ,
poesias e etc.)
·
Conhecer e comentar sobre situações
partilhadas pelo grupo, no momento presente.
·
Conversar, comentar e relatar
situações partilhadas pelo grupo no futuro.
·
Criar, registrar e ler signos
gráficos ou não produzidos individualmente e com o grupo.
·
Criar, oralmente, textos diversos.
Atividades:
·
Em
roda realizar com a dinâmica do espelho.
·
Entregar para as crianças a sua
chamadinha.
·
Realizar com as crianças o jogo do
bingo da letra inicial.
·
Painel com as letras iniciais das
crianças.
·
Roda de conversa sobre a história de
barra do Piraí utilizando imagens.
·
Roda de conversa sobre os símbolos da
páscoa.
·
História “O Coelhinho que não era Páscoa.”
II.
MATEMÁTICA;
Objetivos:
·
Comparar objetos, identificando as semelhanças e diferenças entre eles.
·
Descobrir e descrever as
propriedades físicas (atributos) de objetos, pessoas e substâncias
Atividades:
·
Em roda, pedir que as crianças
identifiquem as crianças mais altas e as crianças mais baixas. Além de
identificar a atura das crianças indagar as crianças sobre as diferenças de
cada criança fazendo registro no blocão.
·
Colocar dois objetos na roda e solicitar
que as crianças identifiquem os objetos maiores e os objetos menores. Em uma
caixa, colocar vários objetos de vários tamanhos e pedir que as crianças
identifique as características do objeto
·
Levar a bandeira de Barra do Piraí e
identificar com as crianças as cores presentes e as formas.
III.
NATUREZA E SOCIEDADE;
Objetivos:
·
Socializar as informações adquiridas.
Atividades:
·
Das
para as crianças fichas para serem preenchidas pelos pais com a origem do nome.
Depois, ler para turma as informações adquiridas.
·
Levar fotos da cidade de Barra do
Piraí antiga e novas e pedir que as crianças identifique as diferenças das
imagens. Depois conversar com as crianças sobre como era Barra do
Piraí e como está a cidade agora.
IV.
MOVIMENTO;
Objetivos:
·
Experimentar as possibilidades e os
limites do próprio corpo exercitando movimentos amplos.
Atividades:
·
Corrida com balões.
·
Dança da cadeira com os nomes.
·
Coelhinho sai da toca.
Corrida com balões
Formar as crianças
em duas filas. Distribuir uma ficha com um número para cada criança.
Dado o sinal, uma
de cada vez corre até os balões e estoura aquele que tiver o seu número. Dentro
estará uma ficha escrito o seu nome.A criança deverá ler alto seu nome e
reproduzi-lo no chão utilizando o giz.
Dança da Cadeira
com os nomes.
O professor propõe que as crianças façam círculos com as cadeiras e
depois distribui os nomes para que colem nelas. Inicia-se a dança das cadeiras
e ao término da música cada um deverá sentar na cadeira onde consta a ficha com
o seu nome.
Coelhinho sai da
toca.
Reúna a turma,
quanto mais gente melhor, a brincadeira vai ficar mais movimentada e
emocionante. Divida os participantes em grupos de três crianças, e em círculo
forme as tocas. Duas crianças dão-se as mãos formando a toca e a outra criança
ficará dentro da toca. Ela será o coelhinho.
No centro do
círculo ficarão as crianças, “os coelhinhos” que estão à procura de tocas.
Quando alguém
falar “Coelhinho sai da toca”. Todos os coelhinhos deverão
trocar de tocas e os coelhinhos que estão no centro procurarão uma toca. Quem
não conseguir entrar em alguma toca fica no centro, esperando nova
oportunidade.
V.
ARTES;
Objetivos:
·
Produzir , coletivamente, projetos
artríticos relacionados a uma tema gerador.
Atividades:
·
Montar com as crianças um painel do
coelhinho da páscoa. Fazer o molde grande num papel parto e deixar que as
crianças enfeitem com algodão, tinta guache.
VI.
MÚSICAS;
Objetivos:
·
Ouvir cantar e dançar musicas
diversas.
Atividades:
·
Cantar com as crianças músicas
infantis, permitindo a socialização e desinibição.
·
Cantar músicas com as crianças que
envolvam o nome delas na música.
·
Hino de Barra do Piraí.
·
Músicas sobre a páscoa.
CULMINÂNCIA
·
Lanche compartilhado e entrega de
surpresa de páscoa.
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