quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

PROJETO PASCOA


Projeto Meu Nome , Minha Identidade.

 JUSTIFICATIVA:
 Nessa fase é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, o meio onde vivem e todas as pessoas que fazem parte desta história. Conhecendo-se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar-se como ser crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento.
Por que trabalhar com o nome da criança? Ele é apenas uma palavra? Que relações tem a criança com seu nome?
Segundo Emília Ferreiro o nome próprio pode ser considerado apenas como uma palavra a mais, mas também pode ser uma palavra singular, muito diferente das outras palavras em muitos aspectos.
Por um outro lado, a carga emocional vinculada com esta escrita, não pode ser comparada com a carga emocional de outras palavras mais neutras.
O nome próprio escrito ou a assinatura, é parte da pessoa, de sua identidade.
Através do uso da escrita do seu nome, a criança descobre algumas das funções da escrita em geral, como a de identificar objetos, lugares, etc.

ÁREAS: 
I.                        LINGUAGEM ORAL E ESCRITA;
Objetivos:
·          Ouvir , reproduzir e transmitir textos, oralmente ( histórias, recados, poemas , poesias e etc.)
·         Conhecer e comentar sobre situações partilhadas pelo grupo, no momento presente.
·         Conversar, comentar e relatar situações partilhadas pelo grupo no futuro.
·         Criar, registrar  e ler signos gráficos ou não produzidos individualmente e com o grupo.
·         Criar, oralmente, textos diversos.

Atividades:
·          Em roda realizar com a dinâmica do espelho.
·         Entregar para as crianças a sua chamadinha.
·         Realizar com as crianças o jogo do bingo da letra inicial.
·         Painel com as letras iniciais das crianças.
·         Roda de conversa sobre a história de barra do Piraí utilizando imagens.
·         Roda de conversa sobre os símbolos da páscoa.
·         História “O Coelhinho que não era Páscoa.”

II.            MATEMÁTICA;

Objetivos:
·            Comparar objetos, identificando as semelhanças e diferenças entre eles.
·           Descobrir e descrever as propriedades físicas (atributos) de objetos, pessoas e substâncias

   Atividades:

·         Em roda, pedir que as crianças identifiquem as crianças mais altas e as crianças mais baixas. Além de identificar a atura das crianças indagar as crianças sobre as diferenças de cada criança fazendo registro no blocão.
·         Colocar dois objetos na roda e solicitar que as crianças identifiquem os objetos maiores e os objetos menores. Em uma caixa, colocar vários objetos de vários tamanhos e pedir que as crianças identifique as características do objeto
·         Levar a bandeira de Barra do Piraí e identificar com as crianças as cores presentes e as formas.

III.            NATUREZA E SOCIEDADE;

Objetivos:

·         Socializar as informações adquiridas.

Atividades:
·          Das para as crianças fichas para serem preenchidas pelos pais com a origem do nome. Depois, ler para turma as informações adquiridas.
·         Levar fotos da cidade de Barra do Piraí antiga e novas e pedir que as crianças identifique as diferenças das imagens. Depois  conversar com as crianças sobre como era Barra do Piraí e como está a cidade agora.

IV.            MOVIMENTO;

Objetivos:

·         Experimentar as possibilidades e os limites do próprio corpo exercitando movimentos amplos.

Atividades:

·         Corrida com balões.
·         Dança da cadeira com os nomes.
·         Coelhinho sai da toca.
Corrida com balões
Formar as crianças em duas filas.  Distribuir uma ficha com um número para cada criança.
Dado o sinal, uma de cada vez corre até os balões e estoura aquele que tiver o seu número. Dentro estará uma ficha escrito o seu nome.A criança deverá ler alto seu nome e reproduzi-lo no chão utilizando o giz.

Dança da Cadeira com os nomes.
O professor propõe que as crianças façam círculos com as cadeiras e depois distribui os nomes para que colem nelas. Inicia-se a dança das cadeiras e ao término da música cada um deverá sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome.
  
Coelhinho sai da toca.
Reúna a turma, quanto mais gente melhor, a brincadeira vai ficar mais movimentada e emocionante. Divida os participantes em grupos de três crianças, e em círculo forme as tocas. Duas crianças dão-se as mãos formando a toca e a outra criança ficará dentro da toca. Ela será o coelhinho.
No centro do círculo ficarão as crianças, “os coelhinhos” que estão à procura de tocas.
Quando alguém falar “Coelhinho sai da toca”. Todos os coelhinhos deverão trocar de tocas e os coelhinhos que estão no centro procurarão uma toca. Quem não conseguir entrar em alguma toca fica no centro, esperando nova oportunidade.
  
V.            ARTES;

Objetivos:

·         Produzir , coletivamente, projetos artríticos relacionados a uma tema gerador.

Atividades:

·         Montar com as crianças um painel do coelhinho da páscoa. Fazer o molde grande num papel parto e deixar que as crianças enfeitem com algodão, tinta guache.

VI.            MÚSICAS;

Objetivos:

·         Ouvir cantar e dançar musicas diversas.

Atividades:
·         Cantar com as crianças músicas infantis, permitindo a socialização e desinibição.
·         Cantar músicas com as crianças que envolvam o nome delas na música.
·         Hino de Barra do Piraí.
·         Músicas sobre a páscoa.

CULMINÂNCIA

·         Lanche compartilhado e entrega de surpresa de páscoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário